A precisão não reside nos traços, e sim no tempo.

22:40 Posted by Cris

Nos contatos que travei recentemente com outros artistas, e numa observação mais minuciosa de meus últimos trabalhos, tive a confirmação do enunciado que faço acima, e que dá título a este artigo. Mais importante do que o traçado que dá origem a obra, o tempo para mim revela-se o maior contribuinte para a auto-superação do artista. Assim cheguei a conclusão de que o processo de criação consubstancia-se não só no ato físico de criar,...de traçar no papel,...mas também na conduta do saber esperar, no sentido de desenvolver o trabalho naquele tempo preciso e necessário a ele,...nem um segundo a mais ou a menos (...neste misterioso enigma que o tempo parece lançar diante dos olhos de todos artistas,...ouso a questionar, se não teriam os artistas outra diferenciada concepção de tempo, fruto de seu ofício?...), o que acredito, conduziria a produção artística para um resultado reprovável aos olhos de quem cria um desenho ou qualquer outra forma de arte. Que segredo ainda me oculta este mágico tempo?...parece-me destinado a uma missão muito mais ampla, além de simplesmente nos revelar acontecimentos desconhecidos. Mais do que percebê-lo no segmento da produção artística, esta reflexão me conduz inevitavelmente a ousadia de transportar tal constatação para um plano mais amplo: o do cotidiano humano, e para o fato de que muitas vezes não percebemos que pequenos detalhes podem trazer grandes mudanças, parafraseando algumas palavras que certa vez escutei, "...muitas pessoas não percebem que as pequenas portas abrem para amplos salões...";... acredito que não seria diferente para as artes, aonde a observação e a prática adequada de pequenos detalhes até então irrelevantes, podem resultar em grandes transformações na criação de um artista.

5 comentários:

Cristiana Fonseca disse...

Olá Cris ,
belo texto,vc sabe como escrever um aritgo, como usar as palavras.
Cris, vc sabe mais do que qualquer pessoa que,a arte é minha vida, vivo por ela e ela por mim, tempo pra mim é ouro, quando o tempo esta ao meu favor, quando vem aquele chick de ideias, seja acordada ou sonhando, nossa.... Cris ai é só soltar a imaginação. Agora os detalhes , hummm estes são a alma dos meus trabalhos, sou amante dos detalhes, eles não passam despercebidos, se são tímidos os faço ousados.
Um super beijo,
Cris

RENATA CORDEIRO disse...

Concordo plenamente. Interessante blog.
Visite meu blog:
wwwrenatacordeiro.blospot.com/
Não há ponto depois de www
Beijos,
Renata Cordeiro

RENATA CORDEIRO disse...

Palavras bem articuladas tornam o todo extremamente agradável.
Postei um agradecimento a todos os que visitam o meu blog:
wwwrenatacordeiro.blogspot.com/
não há ponto depois de www
Um beijo,
Renata Maria Parreira Cordeiro

RENATA CORDEIRO disse...

Que lindo, Cris! Só perebi agora que li com mais atenção. Vá ao meu blog.
Postei sobre um filme que não se vê só uma vez.
wwwrenatacordeiro.blogspot.com/
não há ponto depois de www
Espero por você.
Beijos,
Renata

RENATA CORDEIRO disse...

Oi, Cris, das doces palavras. Postei sobre o filme Across The Universe, apareça por lá:
wwwrenatacordeiro.blogspot.com/
não há ponto depois de www
Um beijo,
RENATA MARIA PARREIRA CORDEIRO