Criar é observar, imaginar é reproduzir.

02:05 Posted by Cris

Há quem diga que a imaginação é o elemento vital no processo criativo. Eu concordo quanto a indispensabilidade de tal elemento, mas acredito que a despeito de toda a sua relevância, ele não representa o aspecto mais importante. Longe de ser uma opinião injusta, aparentemente incoerente, ou como quer que o prezado leitor a interprete (asseguro-lhe que não é minha intenção menosprezá-la), a prática da observação revela-se para mim como o elemento mais importante do que a imaginação propriamente dita. Digo isto embasado no fato que constato acerca de minha própria experiência na criação dos desenhos; quase sempre preciso recorrer a uma base para iniciar meu trabalho: a fotografia de um jornal, de uma revista,... uma cena real que me chame a atenção,...enfim, uma imagem que sirva de modelo para o meu trabalho, mas que pode e quase sempre é transformada visualmente no seu resultado final, através de elementos gráficos originais que são removidos, ou da inclusão de novos elementos que decido incorporar ao desenho.

0 comentários: